MBTI: O que é e como funciona esse teste? - Experience

MBTI: O que é e como funciona esse teste?

Existe um teste que está se tornando cada vez mais popular na Internet: o MBTI. Saiba o que é MBTI e como funciona!

Anúncios

Quem gosta de realizar testes na Internet?

Primeiramente, se você é alguém que conhece esse tipo de conteúdo, sabe que existem milhares e milhares de opções de testes na internet.

Abrangendo os mais diversos temas – dos mais sérios, como quizzes, aos mais bem-humorados, como “descubra qual meme brasileiro da internet você seria” – esses quizzes são ótimas formas de passar o tempo e, em alguns casos, também descobrir características de sua personalidade.

E é justamente de um desses testes que vamos falar hoje!

Então, no conteúdo que você está prestes a ler, o tema central é o MBTI, um dos testes mais populares da internet nos últimos tempos.

Anúncios

Aqui você vai descobrir o que é o MBTI e como ele funciona. Além disso, você também descobrirá o que os resultados deste teste pode dizer sobre você!

O que é MBTI e como funciona este teste?

Se você não está tão familiarizado com o assunto, explicamos mais sobre o teste!

O MBTI é um teste de personalidade projetado para descobrir certos aspectos da personalidade de uma pessoa. Com sua ajuda, a classificação de cada pessoa analisada pode estar sendo acessada rapidamente.

A sigla dada em homenagem aos criadores deste modelo de teste – sobre o qual falaremos um pouco mais adiante.

Anúncios

Dentro deste teste, existem vários tipos de personalidade – 16 para ser exato – definidos por categorias, e cada pessoa se enquadra em uma delas com base nos resultados do teste.

Na prática, o teste funciona com base em uma série de perguntas. E cada uma delas pode ser respondida de acordo com uma escala pré-definida.

Ao responder, o examinando tem 5 opções, levando em consideração a pergunta feita: concordo totalmente, concordo em parte, não me importo, concordo em parte e discordo totalmente.

Para ajudar a promover o autoconhecimento e permitir uma análise pessoal dos principais pontos relacionados à personalidade, a tipologia do teste ajuda a destacar as qualidades e fraquezas mais importantes da pessoa que responde às perguntas do teste.

Como esse tipo de teste é voltado principalmente para o desenvolvimento pessoal, é uma ferramenta muito utilizada no mercado de trabalho.

E entre os setores que mais utilizam o recurso estão os setores de RH – durante o processo de recrutamento e seleção de candidatos.

E diversas outras partes da empresa, para entender os pontos fortes, fracos e quais desafios o colaborador individual pode enfrentar em termos de considerar os resultados do teste MBTI.

Qual é a origem do MBTI?

Apesar de ser um teste muito falado nos dias de hoje – até usado em processos seletivos em algumas empresas – sua invenção foi muito antiga.

O teste MBTI, inventado durante a Segunda Guerra Mundial no início da década de 1940.

Os responsáveis ​​pela criação deste teste foram Katharine Briggs e sua filha, Isabel Briggs Myers. Elas eram duas pesquisadoras em áreas como psicologia e ciência política.

A partir de seu interesse compartilhado pelos ensinamentos e estudos de Karl Jung – um grande nome no campo conhecido como o fundador da psicologia analítica – o teste começou a tomar forma.

Então depois de saber o que é o MBTI e como ele funciona, você precisa descobrir quais personalidades fazem parte do MBTI

Agora que você já sabe o que é o MBTI e como ele funciona, você deve estar se perguntando quais personalidades fazem parte deste teste.

A pontuação MBTI – que, entre todos os pontos que mencionamos, indica como percebemos e entendemos o mundo – indica 16 tipos de personalidade diferentes.

O teste foi dividido considerando as formas opostas às atitudes. Esses itens estão divididos em 4 pares diferentes:

Introversão (I) x Extroversão (E)

Pessoas mais fechadas e confortáveis ​​sozinhas X pessoas mais sociáveis ​​e comunicativas;

Intuição (N) x Sensorial (S)

Pessoas que são mais conscientes e analisam emoções X pessoas mais práticas.

Sentimento (F) x Razão (T)

Pessoas que sempre agem de acordo com o que sentem X pessoas que preferem considerar a lógica;

Percepção (P) x Julgamento (J)

Pessoas que demoram a agir porque pensam demais X pessoas que tomam decisões rapidamente e muitas vezes sem pensar.

Enfim, já fez esse teste ou ficou com vontade de fazer? Procure na internet um site para realizá-lo e nos conte o resultado!


* Fonte da Informação: guiadacarreira.com.br/blog/teste-de-personalidade-mbti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *