Uma ararajuba, linda como é, está pendurada em um galho alguns metros abaixo, enquanto o biólogo Marcelo Villarta observa o canto de três pássaros.
Anúncios
Também conhecidos como gurba, estão associados a macs e papagaios.
Possuem asas amarelas brilhantes e plumagem verde que destaca a vegetação amazônica.
No entanto, essas espécies estão em perigo de extinção.
A perda de habitat devido ao comércio ilegal de animais reduziu o número de animais selvagens (Guruba Gurba) para 10.000, o que é baixo mesmo no bioma Amazônia.
Anúncios
É encontrada principalmente em seus habitats no Pará, Maranhão e Amazônia.
“Não há mais abelhas no mundo”, disse Willat. A restauração das aves faz parte de um projeto conjunto entre o Instituto de Florestas e Biodiversidade (IDflor-Bio) e a Fundação Leamington.
O programa começou em janeiro de 2017, pela primeira vez no Parque Estadual do Uttinga, onde mais de 100 aves desapareceram.
Magnífica árvore Filata que cuida da Ararajuba
Aqui está uma magnífica árvore Filata entre as árvores.
“O objetivo do projeto é reduzir e criar a ameaça de áreas florestais
degradadas incluírem novas espécies florestais”, disse o biólogo.
Embora comum em cativeiro, a espécie está ameaçada de extinção na natureza.
Luis Fabio Silveira, coordenador do zoológico da Universidade de São Paulo, que trabalhou na recuperação das aves nas décadas de 1980 e 1990, diz que o desmatamento e a caça furtiva representam a maior ameaça aos criadores licenciados.
“Ele governa o mundo inteiro.” Você pode ir de “mundo” para “mundo”.
Mas a procura por animais de estimação e a rentabilidade de aves raras e esquivas estão a impulsionar o mercado ilegal da Amazónia.
Julia Trevison, bióloga e coordenadora da campanha de vida selvagem do grupo britânico British Animal Protection, disse: “O comércio de vida selvagem é o terceiro maior na região.
Depois de comprar drogas e armas, o mundo pode ficar mais barato que o legal, os traficantes são atraídos por enormes lucros, a maior parte dessas aves é vendida no Brasil, mas algumas vão para os Estados Unidos e Europa.
Fonte de informação: brasil.mongabay.com