Aprenda como parcelar compras no Pix! - Experience

Aprenda como parcelar compras no Pix!

Para os fãs do PIX, há novidades que podem beneficiar muita gente.

Anúncios

Disponível em alguns bancos e instituições de pagamento, o PIX oferece pagamento parcial para consumidores que não possuem acesso a cartão. Leia mais abaixo!

Com esse recurso, você pode parcelar em até 24 vezes com juros.

Desde seu anúncio em 2020, o PIX se tornou o método de pagamento preferido da maioria dos brasileiros. Isso porque, além de imediato, não há cobrança para pessoa física.

Agora, para facilitar ainda mais a vida de quem usa a ferramenta, é possível obter crédito pessoal com o PIX parcelado.

O que está acontecendo é que desde que o banco central anunciou o possível lançamento do PIX Garantido – meio de pagamento oficial do serviço – mais instituições financeiras e instituições de pagamento digital passaram a oferecer esse recurso aos seus clientes.

Anúncios

Por isso, quem não tem acesso a cartão de crédito pode se beneficiar das novidades. Isso significa que eles podem parcelar suas compras em várias parcelas sem se preocupar com o limite do cartão ou a fatura.

Como funciona o empréstimo privado com PIX parcelado?

Primeiro, a funcionalidade é muito semelhante a um limite de crédito oferecido pelo cartão. A diferença é que os valores são debitados automaticamente mensalmente da conta do contratante.

Quem não tem acesso a cartão de crédito pode, portanto, utilizar a ferramenta e parcelar suas compras em até 24x com juros.

E esta é uma parte importante que as pessoas devem estar cientes: interesse. Enquanto a maioria dos comerciantes não cobra taxas de parcelamento do cartão, as taxas mensais do PIX são cobradas em parcelas.

Estes não são pré-determinados e variam de acordo com o perfil financeiro do cliente.

Embora não seja um recurso regulamentado pelo banco central, é de uso gratuito se uma instituição financeira ou de pagamento se desejar usá-lo.

Em nota, o BC informou que o PIX Garantido – ferramenta que autoriza o pagamento de compras via PIX – não tem data de lançamento.

No entanto, não há nenhum obstáculo para os bancos prestarem o serviço aos seus clientes.

Uma das instituições que já disponibiliza o parcelamento aos usuários é o Santander. Lá é possível parcelar as compras em 24x com mensalidade de 1,59% e valor mínimo de R$ 100,00.

Para alertar os clientes sobre o método, o banco também oferece um prazo de 59 dias para reduzir a primeira parcela no caso de débito automático.

Entre as fintechs, o Mercado Pago é quem oferece o serviço. Lá, o cliente pode parcelar suas compras em até 12 vezes com juros mensais a partir de 2,5% e valor mínimo de R$ 15,00.

Embora pareça uma boa saída, é preciso usar o recurso com cautela para não acabar endividado.

Confira abaixo algumas dicas para não gastar mais do que deveria com o PIX parcelado.

Como não se endividar com o PIX parcelado?

Antes de tudo, é importante ter um bom planejamento financeiro. O PIX parcelado funciona da mesma forma que uma compra parcelada no cartão de crédito, mas com juros adicionais e desconto no débito automático.

Por isso, é importante garantir o pagamento das parcelas para que, na falta de limite, elas não acabem no cheque especial.

Um dos maiores erros que os consumidores cometem, segundo a professora Cláudia Yoshinaga, é considerar o limite do cartão de crédito como parte da renda mensal e não como empréstimo de curto prazo.

Com o PIX em lotes, o cidadão corre o risco de fazer a mesma associação.

Por isso, também ajuda nessas situações ter controle sobre as despesas.

Definir um teto mensal e manter todos os ganhos das transferências feitas pode ser uma boa solução. Somar os valores quando o recurso é utilizado dá a sensação de ver o dinheiro sair e pode reduzir gastos desnecessários.


* Fonte da Informação: blog.nubank.com.br/o-que-e-pix-parcelado-quando-usar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *