O ensino a distância no Brasil continua crescendo. O ano de 2020 foi marcado pela maior demanda e matrículas da história em cursos a distância.
Anúncios
O cenário para essa modalidade de ensino é promissor em vários aspectos. Afinal, é democrático, versátil e atinge quatro partes do país. Isso é algo valioso.
No entanto, existem alguns desafios importantes a serem superados no curto e médio prazo.
Mas a verdade é que nunca houve tanto ensino a distância no Brasil. Mas será que o futuro também será assim?
Quais são os investimentos e as perspectivas de crescimento? Qual é o papel da tecnologia e o que os alunos e as instituições devem fazer?
Anúncios
Responderemos a essas e outras perguntas no artigo de hoje.
Fique conosco e confira.
Desenvolvimento do ensino a distância no Brasil
O ensino a distância no Brasil atingiu seu nível mais alto de todos os tempos entre março e abril de 2020. Afinal, o número de assinaturas aumentou 70%.
A pandemia de Covid-19 acelerou claramente esse crescimento. No entanto, ele previu e acelerou apenas o que já era visto como uma tendência.
Anúncios
Por outro lado, para se ter uma ideia, o interesse pelas atividades presenciais caiu 45%.
Mas vamos fazer um corte maior. Durante o intervalo de 10 anos (de 2009 a 2019), o aumento da educação a distância foi de… 378,9%! Sim
Esses dados são do Censo do Ensino Superior do Inep e foram registrados em 2020.
Como resultado, o ensino a distância no Brasil superou o ensino pessoal. Mais alunos estão envolvidos no ensino a distância (53,3%) do que na aula de locomotivas (46,7%).
No entanto, não havia tanto ensino a distância como há hoje. O mesmo estudo identificou 7,1 milhões de vagas em aberto, ante 6,3 milhões para educação pessoal.
Então uma coisa é certa. Os números não deixam dúvidas sobre o sucesso do esporte no Brasil. Não está dentro de seu escopo como no país.
Por que as pessoas preferem o ensino a distância no Brasil?
EADAntes de descobrirmos os benefícios da modalidade, precisamos compartilhar mais um dado relevante.
Ainda há espaço para um maior crescimento da EaD. Este é o acervo do Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira dos Executores do Ensino Superior (ABMES).
É uma questão de contenção. São alunos que desejam fazer um curso a distância em 18 meses – a pesquisa foi realizada em novembro de 2020.
38% de todos os entrevistados (1.102.000) gostariam de se inscrever em um curso ou disciplina.
São homens e mulheres de 17 a 50 anos de todas as regiões do Brasil.
Nesse sentido, os números ainda indicam que as universidades privadas são as que mais oferecem oportunidades de ensino a distância.
Quase 95% do ensino superior passa por eles online.
Mas para entender melhor por que o ensino a distância é tão popular no Brasil, precisamos conhecer os benefícios do ensino e aprendizagem virtual.
Quais são os benefícios do ensino a distância?
Ah, mais uma informação, para contextualizar o que vamos falar.
Voltando à pesquisa do Inep já mencionada, uma coisa a se observar. As pessoas que optam por aprender online trabalham mais horas por dia do que pessoalmente.
Por esse motivo, o EaD é uma ótima maneira de aplicar. É por isso que você está procurando uma posição melhor no mercado de trabalho.
O ensino a distância no Brasil é extremamente importante para esses e outros. Algumas das vantagens desta abordagem são óbvias
Fonte da informação: criativaead.com.br