Como alguns móveis estão presentes no nosso dia a dia como a cama, não hesitamos em pensar como surgiram e qual o seu processo evolutivo.
Anúncios
Por exemplo, você sabe como chegou a cama?
Veja o que os arquitetos e urbanistas Mario Figueroa e Leticia Tamisari encontraram em suas pesquisas sobre o tema.
Ouvimos histórias sobre tudo
Como foi descoberto o livro que inventou o chuveiro, a eletricidade, o carro, o computador, o celular.
Quanto aos itens, e no recorte, quase tudo será uma boa narrativa.
Anúncios
Os livros, por exemplo, são boas opções para ler deitado na cama.
Mas e a história da cama, você já ouviu falar?
Os arquitetos e urbanistas Mario Figueroa e Leticia Tamisari explicam que poucos objetos na direção de design têm tanta história quanto a cadeira.
Outros têm menos história que a mesa.
Outros dizem que quase ninguém conta a história, que é uma cama.
“Alguns móveis estão tão inseridos no nosso dia a dia que não hesitamos em pensar como era a vida antes de existirem, ou como chegaram ao design que têm hoje”, afirma Letícia.
Se antigamente a cama era vista como um item de luxo, hoje ela ocupa um lugar muito importante, pode possibilitar dias mais relaxantes, qualidade de vida e segurança.
Bons hábitos de sono farão uma grande diferença em sua vida.
Em outras palavras, pode afetar a forma como abordamos o trabalho e até mesmo quem somos como pessoas.
A origem da cama Desde os primórdios da humanidade, o ato de dormir sempre foi um problema.
Tempos antigos para a cama
Nos tempos pré-históricos, o homem pensava em como dormir melhor.
Dessa forma, dormir melhor era sinônimo de segurança, dormir ali com menos conforto, mesmo que a cama ainda não fosse uma ideia naquele momento.
Dormir no chão representa um perigo para a saúde devido a vários fatores como frio, umidade, animais, etc.
Até chegarmos ao modelo e design que temos hoje, as camas passaram por muitas melhorias realizadas pelas civilizações antigas, até chegarem ao modelo padrão.
Segundo Mário e Letícia, não há relatos concretos de quem inventou a cama nem a data exata de sua criação como objeto de decoração.
Sabe-se, por exemplo, que os egípcios foram os primeiros a levantar a cama do chão e fazer dela um vaso. Embora não haja registros reais de como surgiu a cama, não há dúvida de que a melhoria do material proporcionará às pessoas melhor sono e segurança.
A cama ao longo do tempo
Em princípio, os primeiros relatos de como a cama surgiu como objeto baseiam-se nas civilizações do Egito e da Mesopotâmia.
No antigo Egito a cama era considerada um luxo, apenas os faraós tinham o direito de dormir na cama.
Além disso, sob a influência dos gregos, os romanos utilizavam a cama para atividades diárias, como comer além de dormir.
Portanto, acredita-se que na Idade Média, no século XIX, as camas se tornaram algo comum e só foram levadas para os quartos na Idade Média.
Portanto, segundo Mário e Letícia, essa evolução se deve ao desenvolvimento da assistência hospitalar, onde os leitos são utilizados para melhorar o desempenho hospitalar.
Com a industrialização e a produção em massa, as pessoas começaram a perceber os benefícios para a saúde que uma boa cama poderia proporcionar.
Mas afinal, o que era uma boa cama?
“Você precisava de altura suficiente e boa densidade de espuma para respirar”, disse Letícia.
A partir dessa época, as pessoas percebem que dormir em casa será muito benéfico para a saúde.
Tecnologias de cama e evolução do design Apesar das inovações tecnológicas, a evolução da cama, em comparação com outras coisas como carros e telemóveis, não seguiu a mesma velocidade.
Conclusão
“Todo grande arquiteto projetou uma cadeira, ou mais de uma, o mesmo não se pode dizer.
É algo que evoluiu um pouco na história, se pensarmos na transição tecnológica que passamos com celulares, televisões, carros, essas questões vão ter que saltar na tecnologia, daqui a 10 anos, muito cruel.
Segundo Mário, foi no século XIX que as camas, antes conhecidas como artigos de luxo, começaram a ser construídas com designs populares e mais pessoas tiveram acesso a móveis mais bem desenhados e com melhor desempenho.
Por fim, o arquitecto considerou historicamente como um objecto, a forma como está documentada, e o uso quotidiano deste objecto revelou-se muito importante para a segurança.
Fonte de informação: collectania.com.br