Em breve a eleição está aqui! Já está com o título em mãos? Venha conhecer o e-Título, uma opção prática na hora de votar, e saiba como obter o título de eleitor digital.
Anúncios
Como você já deve saber, a eleição de 2022 acontecerá no fim de semana, 2 de outubro.
Neste dia, brasileiros entre 18 e 69 anos vão às urnas para exercer seus direitos de cidadão e eleger candidatos que assumirão os cargos de deputado estadual, vice-presidente federal, governador, senador e presidente pelos próximos quatro anos.
É um recurso que te ajuda na hora de votar – torna a tarefa mais rápida e fácil – é o e-Título.
Você já sabe como funciona esse recurso e como ter um cadastro digital para votar com mais tranquilidade?
Anúncios
É sobre isso que falaremos ao longo do texto de hoje!
Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta, entender como ela funciona e saber qual é o prazo para baixar seu e-Título e poder usar no domingo seguinte sem problemas na hora de votar.
Conheça o e-Título, seu cartão de voto digital
e-Título é um aplicativo móvel que deixa a sua foto do título no seu dispositivo móvel. E permite-lhe aceder de forma rápida e segura à informação que contém.
Além do número do seu título, o e-Titulo também possui informações como sua impressão digital, local de votação e até mesmo seu status de votação.
Para quem já registrou os dados biométricos coletados pela Justiça Federal nos últimos anos, esse documento móvel serve como forma de identificação total no dia da votação.
Lembre-se que você pode usar o e-Título tanto na primeira rodada, que acontece em 2 de outubro de 2022, quanto em uma possível segunda rodada, que acontece em 30 de outubro de 2022.
Como obter um registro de voto digital?
O cartão de votação digital é gratuito e disponibilizado a todos os brasileiros pelo juiz eleitoral.
Você pode baixar o aplicativo do seu smartphone ou tablet, desde que tenha o sistema operacional IOS ou Android.
Uma vez baixado, é muito fácil, pois o aplicativo tenta usar uma linguagem muito simples para atingir uma população mais ampla.
Insira seus dados pessoais no aplicativo e o título funcionará. Se sua foto não aparecer, você deve trazer um documento de identidade com foto para provar sua identidade.
Como o título digital é usado?
Agora que já baixei o aplicativo no meu celular e tenho todas as informações que preciso, você deve estar se perguntando como usar no dia das eleições, certo?
É muito simples. Primeiro, verifique se todos os dados estão corretos, como número do título, CPF, RG, data de nascimento e círculo eleitoral.
Após esta confirmação, deverá dirigir-se à escola pretendida durante a eleição, que é das 8h00 às 17h00.
Uma vez lá, o secretário da sua sessão pedirá o título e um documento e você poderá apresentar o pedido de e-Título, lembre-se que a transcrição não é considerada válida.
Apresente sempre o presente original no seu smartphone, logo após irão identificá-lo no folheto de voto e liberar a urna para que possa votar.
Quando terminar de votar, volte à mesa de voto e recolha o seu comprovante.
Se fez biometria digital, não precisa de assinar o caderno eleitoral, mas se não tiver, o responsável de voto pedirá a sua assinatura antes de entregar o comprovante.
Quem vai votar nas eleições de 2022?
Como já comentamos aqui no texto, o voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 69 anos.
Portanto, o voto é facultativo para jovens (16 e 17 anos), idosos (70 anos ou mais) e analfabetos.
Ou seja, as pessoas votam se quiserem, sem qualquer tipo de obrigação, ao contrário de outros grupos-alvo.
Existe um prazo para obter o título de eleitor digital?
Se você está se perguntando se existe um prazo para obter seu e-Título, a resposta é sim. Para tudo que envolve eleições e justiça eleitoral, há um prazo determinado.
O primeiro termo é a regulamentação do título. O que é isso? Bom, aí vem serviços como: mudar de local de voto, regularizar CPF se você não votou antes.
Esse prazo era 4 de maio de 2022, e era também o prazo para a emissão do cartão de eleitor para quem ainda não o possuía.
Depois de tudo acertado, houve um prazo para solicitar a mudança temporária de local de voto. Como funciona?
Se você não estiver em sua cidade no dia da eleição e quiser votar, poderia ter solicitado uma mudança temporária para a primeira votação somente até 30 de agosto.
Enfim, agora que tudo está em ordem você pode baixar seu e-Título e também tem um prazo e que é 1 de outubro às 23:59.
* Fonte da Informação: tse.jus.br/eleitor/servicos/aplicativo-e-titulo