Quando olhamos para a Idade Média, somos inevitavelmente confrontados com a Peste Negra, que causou caos e sofrimento na Europa.
Anúncios
Porém, você sabia que esse problema ainda é relativamente pequeno?
Uma questão interessante é se os sistemas nacionais de saúde e higiene são suficientes para prevenir ou tratar certas doenças no Brasil.
Nesta lição você aprenderá como era a Peste Negra na época, como os pacientes reagiram, quais eram os principais sintomas e a prevalência da doença no Brasil.
Então prepare-se para pensar na importância da medicina hoje, como esse assunto afeta a Europa e como conseguir bons resultados em exames e vestibulares.
O que foi a Peste Negra?
Anúncios
A Peste Negra varreu a Europa no século XV, matando uma em cada três pessoas e foi considerada a maior epidemia da história da humanidade.
A doença propagou-se da Ásia através da rota comercial do Mediterrâneo, para onde foram trazidos muitos ratos devido à qualidade dos produtos, e como resultado a Peste Negra espalhou-se mais uma vez por toda a Europa.
A praga ocorreu entre 1346 e 1353 e foi causada pela bactéria Yersinia pestis, que foi transmitida ao homem por moscas negras e vários roedores.
No passado, as condições de saneamento básico não eram fiáveis, o que contribuiu para a propagação e reprodução de ratos nestas áreas, expondo as pessoas a insetos causadores de doenças.
Resumo da Peste Negra
Quando a epidemia estava no auge, a medicina não estava tão avançada como hoje. Portanto, quando a doença se tornou uma epidemia, o número de mortes foi elevado.
E as condições insalubres e sujas facilitaram a propagação de bactérias e doenças transmitidas por roedores.
Isto significa que os cuidados de saúde e a higiene básica são essenciais para prevenir doenças e garantir um tratamento atempado.
Nos séculos XVII e XVIII, os médicos usavam máscaras que lembravam caudas de pássaros.
Contém uma pomada que serve de poção para proteger os médicos do ar poluído pela epidemia e do mau cheiro (chamado miasma), que é uma das causas da doença.
Além disso, embora os médicos usem chapéus longos e bonés para melhor se protegerem de quem os usa, as imagens de médicos usando máscaras, chapéus e bonés tornaram-se estranhas e intimidantes. Foi ICH.
Doutor da Peste Negra.
Médico especialista que trata pessoas que sofrem de doenças. Os especialistas foram enviados às áreas mais afetadas pela epidemia.
Contudo, muitos médicos não tinham formação, os chamados médicos secundários (com pouca ou nenhuma experiência), e muitos não forneciam documentação para apoiar a sua prática.
Naquela época não havia muitos médicos qualificados, mas apenas eram feitas autópsias e exames médicos. Mas naquela época os medicamentos ainda não estavam devidamente preparados e os médicos prescreviam muitas coisas para mudar o estado do paciente.
Peste e seus sintomas
Segundo relatos da época, a doença acomete tanto homens quanto mulheres e se manifesta como um grande inchaço preto e inchado na coxa, tornozelo ou braço, chamado Bubu.
Os surtos de Peste Negra são raros no Brasil.
Em janeiro de 2019, uma mulher foi hospitalizada com suspeita de peste.
Afinal as feridas nas pernas do paciente e os exames posteriores mostraram a presença de Yersinia, a bactéria responsável por todas as doenças na Europa.
O último relato antes desse incidente foi em 2005 e aconteceu no município de Pedra Branca Serra.
Na Idade Média tudo estava interligado, como aconteceu na história.
Você sabia que os negros contribuíram para o número de mortes locais?
Afinal as Cruzadas ocorreram nos séculos 11 e 13 e encorajaram a Igreja Católica a conquistar Jerusalém.
Portanto, as pessoas que retornaram da guerra venderam muitos produtos valiosos do mundo oriental: tapetes, cerâmicas, etc.
Fonte de informação: blog.stoodi.com.br