Você tem filhos menores de 18 anos e quer ensiná-los a investir? Ou você ainda é menor de idade e quer investir? Então você sabe que existem investimentos feitos para menores que são bons para iniciantes.
Anúncios
Nem sempre pensamos desde a infância que investir e economizar é uma boa ideia. Mas quanto mais cedo você começar, mais rápido poderá garantir um futuro mais tranquilo.
Então confira os 4 tipos de investimentos para menores de idade que desejam aplicar antes da idade adulta.
Menores de idade podem fazer investimentos?
Sim! Os menores já podem investir. Na verdade, é uma ótima maneira de introduzir a educação financeira na vida de crianças e jovens.
Embora a educação financeira seja obrigatória na educação escolar em 2020, levará tempo para que a disciplina seja ensinada em todas as escolas. E levará ainda mais tempo para que esse compromisso entre em vigor.
Anúncios
Por isso ainda há tarefas em casa, falar sobre dinheiro, desenvolver planejamento financeiro, mostrar como poupar, investir.
Afinal, posso fazer investimentos como menor?
Embora eu já tenha respondido a essa pergunta, vale a pena fazer mais um comentário. Os menores podem ter seu próprio investimentos se estiverem sob supervisão de um adulto.
Isso porque investir tem duas regras básicas: um CPF e uma conta de corretagem.
Agora, se você for menor ou tiver um filho nessa faixa etária ao abrir uma conta de corretagem, é necessária a permissão de um adulto. Na prática, a conta da criança estará vinculada à conta do adulto responsável.
Portanto, menores de 18 anos devem abrir conta na mesma corretora de seus pais. Assim, o adulto pode dar luz verde ao menor para realizar as cirurgias.
Em suma, o papel do adulto será supervisionar, compartilhar seus conhecimentos e aprovar solicitações. Essa autorização varia de acordo com a corretora, mas geralmente envia uma mensagem para a conta do adulto.
4 Investimentos para menores
Depois de explicar como os menores podem começar no mundo dos investimentos, é hora de apresentar algumas opções.
Antes disso, não se esqueça de definir metas para seus aplicativos. Afinal, é importante saber o que você quer com seu dinheiro.
O tesouro direto
Os títulos públicos diretos são ativos prefixados emitidos pelo governo federal. Ao investir no Tesouro Direto, empresta dinheiro ao Estado para fazer obras de infraestrutura ou investir em saúde e educação, por exemplo.
Esses são os investimentos mais seguros, principalmente para menores. Além disso, você pode começar a investir com R$35 e receber juros na mesma hora.
Ao selecionar um tipo de ativo, você pode escolher entre títulos de taxa fixa, variável ou híbrida (antes e depois).
Renda fixa
Mesmo que o Tesouro Direto esteja na zona de juros, vamos falar sobre isso separadamente.
Além dos títulos do governo, você também pode investir em títulos privados emitidos por bancos para financiar diversos projetos.
Por exemplo, você pode investir em:
CDB, LCI, LCA, LC, Noções básicas de DI, CRI, CRA.
No entanto, a lista de produtos é longa. Além disso, a maioria deles é protegida pelo FGC. Você pode querer verificar quais ativos estão cobertos pela garantia e começar os investimentos em uma minoria.
Ações
Às vezes as pessoas pensam que é muito arriscado ou mesmo perigoso investir em ações. Mas tenho que dizer uma coisa: você pode minimizar esses riscos e ainda ganhar dinheiro.
Se você começar os investimentos em ações ainda menor, procure boas empresas que distribuam dividendos e tenham caixa.
No entanto, posso te dar um conselho: invista em empresas que você vê no seu dia a dia, pelo menos para começar.
Você também pode procurar um curso online que o apoie no início e ajude muito.
Regimes de previdência privada
Por último, os regimes de pensões privados também são boas oportunidades de investimentos para os menores.
Eles têm a opção de pagar o dinheiro automaticamente mensalmente, o que facilita a regularidade.
Além disso, ajuda a garantir um futuro melhor com dinheiro extra.
Porém, antes de se comprometer com o plano, fique atento às taxas de administração e ao tipo: PGBL ou VGBL. Cada tipo tem suas próprias características que você precisa entender antes de se comprometer com um plano.
* Fonte da Informação: blog.bancointer.com.br