É hora de celebrar o planeta que proporciona as condições necessárias para sustentar a vida de mais de 8 mil milhões de espécies humanas e das inúmeras espécies que partilham os mesmos recursos naturais, iremos falar sobre a amazônia.
Anúncios
Neste momento em que enfrentamos o aquecimento global e percebemos que o processo de mudanças climáticas é real e afetará a vida de milhões de pessoas.
Um foco especial deve ser dado à Amazônia, a maior floresta tropical com impacto direto no nosso planeta .
Equilíbrio internacional.
A Amazônia… é uma floresta tropical que se estende por nove países da América do Sul e representa um dos ecossistemas mais ricos e biodiversos do planeta.
Anúncios
Além de exuberante, a maior floresta tropical do mundo é extremamente importante para a preservação da vida na terra, desempenha um papel vital e versátil.
Desde o controle do clima mundial até a proteção de recursos naturais e culturais de valor inestimável.
A Amazônia atua como sumidouro de carbono, capturando CO2 e combatendo o efeito estufa.
Previne as alterações climáticas e a desertificação para prevenir as alterações climáticas e manter um clima ameno e estável no nosso planeta.
Lar de milhões de espécies, abriga biodiversidade e fornece recursos naturais valiosos, que podem ser a base para cadeias produtivas sustentáveis.
Contribuindo para o fortalecimento da bioeconomia e, sobretudo, para garantir a segurança alimentar dos povos indígenas e tradicionais.
Os cientistas estão divididos quanto à necessidade de proteger as florestas nativas e restaurar áreas degradadas para mitigar os efeitos das alterações climáticas.
Proteger os recursos e restaurar a cobertura do solo é uma estratégia para melhorar as condições de vida na Terra.
Confira os benefícios na Amazônia
Comprometidos com a manutenção do equilíbrio da água, da biodiversidade e do clima.
Restaurar a paisagem florestal significa garantir a prestação de vários serviços ecossistémicos.
Gerar renda para as famílias por meio do plantio de espécies de interesse comercial, por meio de cadeias produtivas sustentáveis que possam aumentar a bioeconomia.
Aumentar as fontes de alimentos para as famílias de baixo poder aquisitivo, bem como preservar os modos de vida tradicionais em harmonia com a natureza.
Conscientizar crianças e jovens sobre a importância do reflorestamento e levar em consideração o planeta agora e as gerações futuras, quando a Amazônia arde em chamas.
A crise climática bate recordes de temperatura todos os anos e o planeta Terra está irreversivelmente contra. Torna difícil a adaptação das pessoas e dos ecossistemas.
Um aviso visível deste declínio é o crescimento descontrolado de flores na Antártida.
A sociedade civil e as autoridades devem unir forças e tomar medidas imediatas para evitar a evolução do problema global, que só aumentará as emissões de carbono.
Se não agirmos agora, em breve será tarde demais.
Para conscientizar sobre a necessidade de ação imediata sobre o problema, realizaremos um enterro vivo da terra, celebrando o que mais amamos: o nosso planeta.
Contamos com a sua presença.
Estará vivo em breve
A água… o sol… o ar… criam as condições ideais para a existência de todas as espécies que vivem no planeta. Compartilhamos o ar que respiramos.
Como filhos e filhas da terra, devemos ter um cuidado especial com o nosso planeta.
Afinal, esta é a nossa casa!
É importante esperar que a Amazon continue a nos proteger.
Esta é a origem do projeto Amazônia Protégé. A floresta fornece grande parte das chuvas da América do Sul e desempenha um papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas.
Contém uma enorme biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas das quais ainda desconhecidas ou pouco estudadas.
É o berço da maior bacia hidrográfica do mundo.
O desmatamento destrói a capacidade deste enorme oceano verde de nos proteger. Abaixo estão alguns fatos que mostram a importância das florestas para as gerações presentes e futuras.
São 23 mil novos focos de desmatamento todos os anos.
Fora os mais de 762.000 km² de desmatamento por corte raso, estima-se que, até 2013, a área de floresta degradada pela exploração madeireira e pelo desmatamento gradual alcançou 1.255.100 km².
Somando corte raso com degradação, o impacto ambiental acumulado na Amazônia atinge cerca de 2.018.079 km², o que corresponde a 43,34% da cobertura original da floresta.
Boa parte da área desmatada na Amazônia é destinada à pecuária, para criação de gado.
Fonte de informação: amazoniaprotege.mpf.mp.br