A maioria das pessoas tem medo quando se trata de viajar sozinho. Mas a verdade é que fazer tal viagem pode trazer muitos benefícios para o viajante.
Anúncios
Como em qualquer viagem, é necessário muito planejamento para garantir que as expectativas sejam atendidas. É importante fazer um checklist para não esquecer de nada!
A coisa mais importante para quem viaja pela primeira vez é não subestimar as experiências de outras pessoas, porque isso pode arruinar toda a diversão.
Isso é algo que você primeiro poderá formar uma ideia quando colocar o rosto no sol e experimentar a situação por conta própria.
Viajar sozinho: quais são suas intenções?
O primeiro passo para o sucesso durante sua jornada solo é ajustar suas expectativas. Quais são suas expectativas para esta viagem?
Anúncios
Você quer relaxar e se isolar do mundo? Quer conhecer novas pessoas e fazer amigos? Ou prefere investir no turismo de aventura e descobrir as belezas da natureza? Ou você ainda está em uma jornada de autodescoberta?
Essas perguntas irão guiá-lo para os melhores destinos para sua viagem solo.
E não podemos esquecer das viagens de negócios, onde muitos optam por viajar sozinhos. Se você precisa de mais foco ou porque apenas uma pessoa foi necessária para o trabalho.
Obviamente, cada lugar tem uma determinada característica, e uma delas provavelmente será a certa para você.
Qual é o melhor destino para viajar sozinho?
Como eu disse anteriormente, o destino ideal para uma viagem solo vai depender das suas expectativas de viagem e até mesmo do seu perfil de viajante.
Escolha um destino que se adeque ao seu perfil e sempre pense em quais atrações você gostaria de visitar e quais tipos de atividades gostaria de fazer.
Se pretende encontrar amigos durante a sua viagem, escolha destinos que prefiram este tipo de contato. Por exemplo, um destino romântico pode não ser uma boa escolha para viajantes individuais.
Por outro lado, participar de excursões pode ser uma solução para os mais tímidos. Para quem faz amigos com facilidade, escolher um hostel é legal.
Em geral, os destinos de praia são bons para viajantes de primeira viagem que viajam sozinhos. Porque é bom descansar, tomar sol e nadar no mar de forma calma.
E a grande vantagem é que existem destinos de praia mais populares, perfeitos para quem não quer perder a ação. Há também praias mais reservadas para descanso.
Destinos internacionais, especialmente aqueles com muitas atrações turísticas, também são bons para quem viaja sozinho. E na hora de tirar aquela foto para registrar a viagem, não se preocupe.
Em lugares muito turísticos sempre tem alguém que pode tirar uma foto sua e se não, vale a pena investir na velha “selfie”.
Compre passagens de avião com antecedência
Há tantas coisas para planejar em uma viagem que às vezes esquecemos o mais importante, que são as passagens aéreas.
Se houver um atraso na compra, o preço pode ser superior ao orçamento disponível.
Além disso, quem viaja sozinho já deve arcar com uma série de despesas, e as passagens não precisam ser mais.
Os benefícios de viajar sozinho
O primeiro e maior benefício de viajar sozinho é a flexibilidade de horários. Você já reparou como é difícil marcar uma viagem com um grupo de amigos?
Tentar reservar as férias de todos ao mesmo tempo é muito complicado. Quando você decide viajar sozinho, sua única preocupação será com suas próprias férias.
Outra vantagem de viajar sozinho é que você pode criar seu próprio itinerário, ou melhor ainda, não criar nenhum itinerário e fazer o que quiser.
Quando você viaja sozinho, não precisa considerar os gostos dos outros, apenas os seus. Você também não precisa seguir a agenda de outra pessoa, pode ir e vir quando quiser.
Desvantagens
Para quem gosta de tirar fotos, isso pode ser um desafio. Isso porque às vezes você tem que pedir a um estranho para tirar uma foto sua.
Claro, há o temporizador multi câmera e o famoso bastão de selfie, mas se você é uma pessoa tímida, isso pode causar algum desconforto.
Sem dúvida, uma das maiores desvantagens de viajar sozinho é que, em caso de imprevistos, você não tem em quem confiar.
Desde um pequeno desconforto à falta de reserva na casa. Essas situações já são chatas mesmo com alguém, mas quando você está sozinho, elas podem ser mais constrangedoras.
* Fonte de Informação: https://veja.abril.com.br/coluna/modo-aviao/10-motivos-para-viajar-sozinho/